Trabalho de etnografia baseadas na metodologia de bronisław malinowski (1884-1942)
Palavras-chave: etnografia, coesão social.
Introdução: A análise de redes sociais (relacionada com as redes complexas) surgiu como uma técnica chave na sociologia moderna. O conceito surgiu na Sociologia e Antropologia Social. No final do século XX, o termo passou a ser olhado como um novo paradigma das ciências sociais, vindo ser aplicada e desenvolvida no âmbito de disciplinas como a antropologia.
No livro Uma Teoria Científica da Cultura, Malinowski (1970) afirma que a cultura representa a totalidade social, o conjunto de todas as instituições, um “ambiente artificial”, uma forma de resolver as necessidades humanas. Entende-se que a busca nesse ambiente artificial está evidenciado em nosso objeto de estudo.
Objeto: O objeto de estudo em questão são as funpages das duas maiores torcidas de futebol de Belo Horizonte: Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro. Os participantes dessas comunidades são chamados de seguidores.
Segundo dados estatísticos, as duas equipes estão entre os cem clubes com o maior número de seguidores no mundo.
Etnografia: 1. Descrição organizacional e a respectiva documentação estatística concreta de seus objetos culturais
Fora analisado por período específico todas as postagens nas duas comuidades no período das partidas dos dois clubes. Em anexo, estão copiados todas as publicações das comunidades.
A organização consiste em divisões de maior e menor prestígio, pois aquele que recebe mais likes, que é uma forma de quantificar se as publicações daquele seguidor tem ou não aceitação para a comunidade, geralmente o moderador da página (o criador) é mais prestigiado.
Outra observação é que os seguidores dessas páginas (públicas)