trabalho de estágio
A qualidade de vida esta diretamente relacionada
com a promoção da saúde .
Viver com qualidade não é apenas ter condições econômicas e sociais, é necessário estar bem consigo mesmo, é aceitar as modificações , infortúnios e vitórias conquistadas ao longo da vida.
Para a organização Mundial da Saúde OMS, qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas e preocupações.
A qualidade de vida pode ser medida objetiva
e subjetivamente.
Os indicadores objetivos referem-se a situações como renda, trabalho, alimentação, acesso a saneamento básico, qualidade do ar, entre outras situações.
A subjetividade é como as pessoas sentem ou o que pensam de suas vidas e como o indivíduo valoriza os componente materiais .
A qualidade de vida de estudantes está
relacionada a inquietações vivenciada no cotidiano acadêmico e na vida pessoal.
Cabe aos estudantes da área de nutrição oferecer promoção e proteção da saúde por meio da alimentação e nutrição, direitos humanos fundamentais da população.
destaca-se também a preocupação de se investigar as condições que interferem no bemestar e fatores associados à qualidade de vida de acadêmicos da área da saúde,
De acordo com a OMS, um pequeno conjunto de
fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por doenças crônicas não transmissíveis tais como: o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, as dislipidemias a ingestão insuficiente de frutas, legumes, verduras e feijão e a inatividade física.
Deste modo, o presente estudo objetivou avaliar a qualidade de vida de acadêmicos de Nutrição de uma instituição de ensino superior privada no estado de Santa Catarina e verificar as suas condições de saúde.
método
Refere-se a um estudo