Trabalho de engenahria de produção
Nome: Luciano Augusto Moreira Farrapo
Curso: Engenharia de Produção 1° Semestre
Professor: Daniel Bertolli
Gestão de operações:
Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca transformar o seu meio e as coisas, ou seja, a transformar as matérias primas em produtos acabados tendo vista a facilitação da sua vida. Isto envolve um mínimo de organização como coordenação e controle de atividades.
Muitos povos da antiguidade já gestionavam suas atividades, um exemplo disto foram os monges Sumérios que já controlavam seus estoques, empréstimos e impostos esses registram datam cerca de 5 000 A.C.Com o passar do tempo os processos deixaram de ser artesanais para serem industriais, com ações mais racionais e precisas para transformar as materiais primas com valor de mercado.
Frederick Taylor (1856-1915) é considerado o pai da engenharia de produção foi um dos primeiros a estudar sistematicamente o processo industrial de produção e entender claramente o trabalho dos gerentes e de trabalhadores de linhas de produção. Na ótica de Frederick Taylor os gerentes tinham que entender bem os seus processos produtivos, é da responsabilidade dos gerentes identificarem as tarefas necessárias á produção, organizar e planejar o trabalho.
E por outro lado os operários deveriam executar essas operações sem ou modificar o planejamento dos gerentes, eles tinham só função de executar a tarefa que era designada á eles. Depois o industrial Henry Ford deu continuidade a esses conceitos de especialização do trabalho formulado por Taylor, mas Ford imprimiu um novo modelo, ele readaptou os conceitos.
A gestão de operações abrange o conjunto de ações de planejamento e gerenciamento do controle das atividades operacionais necessárias para obtenção de produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor. Quanto aos produtos a gestão de operações compreende no planejamento e a gerência da