trabalho de endodontia
Época do empirismo (séc. I - 1910).
Era mística (Século X). Misticismo (do grego μυστικός, transliterado mystikos, "um iniciado em uma religião de mistérios") é a busca da comunhão com uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual ou deus através da experiência direta ou intuitiva. O ouro e o sol também eram aplicados nas praticas místicas. Os mais antigos registros sobre o uso medicinal do ouro vêm da Alexandria, Egito. Há 5.000 anos, os egípcios ingeriam ouro para a purificação da mente, corpo e espírito. Os antigos romanos e europeus medievais acreditavam que o ouro, no corpo, trabalhava para a manutenção da vida e aumentava o nível de vibração em todos os níveis. Paracelsus: "Gold receives its influence from the Sun". (O Ouro recebe sua influência do Sol.)
Durante a Renascença, o grande alquimista, considerado fundador da medicina moderna, Paracelso, desenvolveu vários medicamentos, altamente bem-sucedidos, partindo de minerais metálicos incluindo ouro. Um dos maiores alquimistas/químicos de todos os tempos, fundou a escola de Iatroquímica, a química da medicina, a qual é precursora da farmacologia.
Era científica – Pierre Fauchard (Século XVIII) Cirurgião dentista francês nascido na região de Vannes, na Bretanha, que com o livro Le chirurgien dentiste (1728), introduziu concepções revolucionárias sobre o tratamento dentário e considerado, por isso, o pai da moderna odontologia. De uma modesta família, empregou-se como marinheiro em um navio da Marinha Real, onde iniciou sua prática em medicina militar,