Trabalho De Emo O
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Emoção
Campinas/SP
2014
UNIP – Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Emoção
Trabalho apresentado à disciplina “Psicologia de Processo Psicológicos Básicos” do 2º semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.
Orientação: ProfªAndréia Patutti
Campinas/SP 2014
Resumo
Neste trabalho abordaremos o papel de Emoções. Tem por objetivo apresentar os resultados de observação feita através de um vídeo de aproximadamente 4 minutos que levou os participantes a se emocionarem e levaram – os a sentir arrepios.
As atividades foram feitas por meio de observações de participantes em ambientes naturais com a presença de observadores (Alunos), sendo em ambientes diversos.
A nossa hipótese é: que todas as pessoas ambos os sexos, ao verem o vídeo tendem a se emocionar, sentir arrepios e ficarem impressionadas com a história.
Foram observadas pessoas entre 23 a 30 anos, sendo duas pessoas ensino superiores incompletas e quatro cursando superior, quatro trabalhadores e duas pessoas desempregadas. Sendo que a maioria deles disseram que ao final do vídeo se arrepiaram com o que viram, informando que a cena era impressionante e que o vídeo é uma lição de vida.
Nosso estado emocional varia ao longo do dia em função do que nos ocorre e dos estímulos que percebemos, ou seja, nossas emoções são respostas que construímos ao adaptarmos as mudanças do meio.
Se a situação lhe parece favorável, experimentamos uma emoção positiva (alegria, satisfação, desejo, paz, arrepios etc.), mas quando lhe parece uma situação desfavorável experimentou emoções negativas (tristeza, desilusão, pena, angústia, etc.). (Psicologia, Myers, David pg 376, 380).
Concluímos então que a hipótese foi confirmada, pois as maiorias dos participantes tenderam a se emocionar e se arrepiar ao final do vídeo.
SUMÁRIO
Resumo
Introdução