Trabalho de economia atps
As atividades dos salões de beleza vem se desenvolvendo de forma acentuada. O perfil de consumo mudou significativamente e salões de beleza são frequentados por todos os tipos de consumidores, independentemente de sua classe social, opção religiosa, idade e sexo.
Esse cenário mostra uma diversidade maior dos serviços, uso de tecnologias cada vez mais avançadas e a venda de produtos voltados para o setor de beleza. A inovação e a criatividade em produtos, serviços e atendimento vem fazendo a diferença. Na pesquisa, os consumidores responderam a uma pergunta direta e alteração de seus hábitos de consumo frente ao momento de crise, indicando se tais hábitos seriam alterados ou não. Os dados apresentados mostram que 51% dos consumidores manteriam seus gastos e seu comportamento de consumo anterior com relação ao setor de beleza, indicando a importância e valor que os consumidores dão à manutenção de uma boa apresentação e imagem, na realidade, quando um cliente toma decisões baseadas em preço, ele esta pensando em uma relação entre qualidade e preço. Não se deve estabelecer preços e sim valor. O cliente deseja levar o máximo possível pagando o mínimo necessário.
Não e viável baixar os preços, pois a redução da receita tende a piorar o atendimento no futuro. O salão de beleza assume uma excelente oportunidade de negocio, tornando-se um distribuidor de produtos de beleza ( cremes, xampus e outros ), o que pode garantir uma boa parcela do seu faturamento através da venda destes produtos. Este público possui um comportamento bem especifico – privacidade, agilidade, busca de um estilo próprio, conforto – e normalmente está associado a um padrão de renda estável, sendo uma faixa que pode chegar a representar uma participação de 30% do faturamento do salão de beleza, se devidamente estimulada.
Quem frequenta salões de beleza investe tempo e dinheiro em serviços como corte, tintura, escovas, químicas, manicure, pedicure, etc. No