TRABALHO DE DESENHO DE ENGENHARIA GESSO ACARTONADO
ACARTON
ADO
IGOR ESTRADA
ACHÁ
MARINA TONINI
PAREDE DE GESSO ACARTONAD
O
Cada vez mais comum nas grandes construções e nas grandes cidades a parede de gesso acartonado – ou
DryWall – consiste, basicamente, de uma estrutura metálica de aço galvanizado com uma ou mais placas de gesso, aparafusadas de ambos os lados.
CARACTERÍSTICAS
A parede de gesso acartonado proporciona redução de peso na edificação, diminuição da espessura da parede e rapidez de execução. Por limitar-se à função de vedação e não ter função estrutural, a parede não necessita de fundação e, por isso, pode ser aplicada sobre contrapiso ou sobre piso pronto. Além disso, a versatilidade dos sistemas permite total liberdade na hora de projetar ou reformar.
As desvantagens deste produto são o pouco tempo de durabilidade e o custo elevado da mão-de-obra. A FABRICAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS PAINÉIS
O gesso mineral, estocado ao ar livre, passa por um britador de impacto, que reduz sua granulometria. Em seguida, é triturado e levado por uma correia transportadora até um silo, seguindo, então, para a fase de moagem e calcinação, tornando-se o pó que conhecemos como gesso.
O gesso é misturado à água e aditivos, formando uma pasta lançada num processo de laminação contínua entre duas folhas do cartão especial, que aderem de forma química e mecânica ao gesso, formando painéis estruturados. Em seguida passam pelo processo de secagem e cura, readquirindo sua formação rochosa original, apresentando porém um nível de pureza elevado.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E
HIDRÁULICAS
As instalações elétricas nesse tipo de produto são semelhantes ao modo convencional.
A única preocupação, no entanto, é deixar os conduítes instalados por entre as ferragens da parede, antes que a segunda placa seja aparafusada. O mesmo é válido para instalação hidráulica. Caixas apropriadas para chapas
DryWall facilitam a instalação elétrica, evitando o “quebra-quebra” na parede recém construída.
Nas instalações
hidráulicas