Trabalho de curso
ANALISE CIENTÍFICA DO FUTEBOL
ALUNOS:
JOICE ALINE GRIPPA DE ALMEIDA:- RA : 1411274
WALACE DE OLIVEIRA SEZINANDO – RA: 1410824
POLO: ARACRUZ – ES
2014
INTRODUÇÃO:
Ao analisarmos o tema proposto do trabalho de TG, verificamos que o futebol tem suas peculiaridades e é uma das modalidades do esporte, mais comum e popular. Ao longo tempo, esta modalidade sofreu transformações. O presente trabalho vem ressaltar pontos específicos e curiosos do tema proposto.
DESENVOLVIMENTO PROPOSTO:
A DIFERENÇA ENTRE UM TEXTO CIENTÍFICO E UM TEXTO JORNALÍSTICO QUE RETRATAM O FUTEBOL
O futebol é uma das modalidades do esporte, mais comum e popular entre todos os países do mundo, independentemente do credo religioso, da etnia e da situação social. Passou por várias transformações desde a sua origem, sobre a tática de jogo, uniformes,regras dentre outras.
Ao longo do tempo, é perceptível o destaque que tem esta modalidade, em suas transmissões através da mídia, assim como o aprofundamento das pesquisas científicas relacionadas a esta modalidade.
As transmissões e informações prestadas sobre este assunto, não tem uma única forma de entendimento, há uma diferenciação nos textos jornalísticos (áudio visual ou impressos) para textos de caráter científico.
Um texto de caráter jornalístico que retrata o futebol em uma linguagem formal e de gênero informativo, que fala de tudo um pouco como: de clubes, dos jogadores, da modalidade em si entre outros. Em muitos deles, o autor utiliza jogo de palavras que prendem a atenção do expectador, além de ser também um tanto emocional.
A exemplo disto, o futebol transmitido em um programa de televisão pelo o jornalista Tadeu Schimit, cita um exemplo do animal “furão” em suas citações do futebol, usando letras de músicas que mexem com o emocional do espectador usando metáforas.
Os textos científicos que tratam sobre o futebol, usam