Trabalho de Contabilidade
3.1. Conceito de Contabilidade
Segundo análise de Lopes de Sá (2002) a contabilidade apresenta um expressivo número de termos que expressa às ideias formadas em torno do seu conhecimento.
À proporção que as análises se processam, que se iniciam relações entre fatos se chega à percepção de um conjunto de realidades.
A contabilidade, contudo, tem sido como diversos outros ramos, submetida a algumas falhas de qualidade conceptual.
Um conceito em contabilidade, não deve ser tão genérico que faça perder o sentido para o qual existe e nem tão especifico que deixe de incluir elementos que devem estar compreendidos dentro do conjunto de ideias que se deseja expressar sobre fatos patrimoniais através de um nome.
Qualidade do Conceito em contabilidade -> Um conceito de aptidão depende dos seguintes atributos:
1- Atentar se em traduzir com objetividade a ideia que se quer expressar.
2- Compreender a palavra escolhida, todo o aglomerado de razões sobre os fatos patrimoniais a serem comprovados.
3- Ser firme as raízes do idioma utilizado para a expressão.
4- Obter a clareza hábil para plena absorção.
5- Evitar o duplo sentido e incertezas.
Lopes de Sá (2002) considerou que um conceito cientifico em contabilidade, precisa ser claro, sem subjetividade e imune de efeitos de mero acordo grupal ou regional. Tudo isto determina a condição de uma ordem ou organização.
Os conceitos básicos ou superiores vão arquitetar os inferiores, sendo assim, toda uma complexidade de efeitos. Mas todos devem ser fieis á expressão objetiva e essencial das ideias.
Generalidade Conceptual -> Como a ciência contábil se adapta em todas as partes e em todos os ciclos, o ideal é que o seu linguajar seja aceito e entendido por todos.
Um conceito deve ser geral, no sentindo de abranger toda a ideia, ampliando se em desenvolvimentos úteis e que são as definições, mas