Trabalho de conclusão do curso de massoterapia
MASSOTERAPIA
[pic]
INSTITUTO FULY
Rua Joaquim Sarmento, 13 Guadalupe – RJ
ALUNA: ANA LUSIA DE OLIVEIRA SANTOS
ÍNDICE
MASSOTERAPIA
1. Dados Históricos
[pic] Dentre todas as terapias, a massagem é a mais elementar e a mais antiga. Desde as mais remotas civilizações pré-colombianas temos escritas que falam sobre a massagem. Os gregos e romanos foram, sem dúvidas, grandes conhecedores e praticantes da massagem, e a indicavam nos esportes e nos tratamentos de doenças. Mas foi o Dr. Henry Pahr Ling, no final do século passado que a reintroduziu como recurso terapêutico, nos meios médicos de todo o mundo.
2. MASSOTERAPIA
É uma técnica que trabalha única e exclusivamente o corpo físico, visando corrigir deficiências físicas como artroses e artrites, problemas estéticos como gordura localizada e celulite e problemas desportivos como fadiga muscular e traumatismos. Conhecida também como massagem sueca, essa terapia propícia integração das estruturas humanas, através de um conjunto de manobras realizadas com as mãos e um massageador, que influem diretamente sobre a face, a pele e o sistema músculo-esquelético, atingindo dessa forma nervos, músculos e circulação sistêmica.
3. HISTÓRIA DA MASSAGEM
Através da história, a massagem tem sido usada como um meio físico para aliviar a dor e o desconforto. Ela estava enraizada na medicina folclórica na China antiga desde 1800 a.C. Os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses usaram massagem e movimentos no tratamento de várias doenças e lesões; e a massagem continuou a ser parte vital do tratamento médico até depois do quinto século d.C. Hipócrates considerava a massagem uma ferramenta terapêutica muito importante e descreveu qualidades, indicações e contra-indicações da massagem no seu On Articulations. Ele indicou que os médicos