Trabalho de conclusão de modulo
ANIELA
FRANCINE MAFETANO
JEFFERSON BISPO
MARIANA GALVÃO
RAFAELA
RENATO CHAIM
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MÓDULO “GESTÃO POR COMPETÊNCIAS”
ANÁLISE CRÍTICA DA EMPRESA CSN
TAUBATÉ
UNITAU
2010
ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O PROGRAMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA DA EMPRESA CSN
1. Histórico
A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foi fundada em 9 de abril de 1941 pelo atual presidente Getulio Vagas. A empresa iniciou suas operações no dia 1º de outubro de 1946, sendo pioneira na produção de aço plano no Brasil. Sendo assim, sua produção aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais.
Em 1993, foi consolidada a privatização da CSN e, após seis décadas de trabalho, ainda continua fazendo história. Com capacidade de produção anual de 5,6 milhões de toneladas e cerca de dezesseis mil empregados, a CSN concentra suas atividades em siderurgia, mineração e infra-estrutura. O aço produzido pela CSN está presente em diversos segmentos, entre os quais se destacam o Automotivo, Construção Civil, Embalagem e Linha Branca, fornecidos para clientes no Brasil e no Exterior. Atualmente, é o maior complexo siderúrgico da América Latina.
2. Programa de Gestão por Competências
O programa conta com um plano e organização de competências em diversos níveis hierárquicos: executivo, superior, administrativo e operacional. Pode-se dizer que o modelo é simples, pertinente e alinhado aos objetivos estratégicos da CSN. Além disso, traz as características fundamentais da alta performance para os diferentes grupos e níveis profissionais, bem como integra o processo de gestão por competências nos demais sub-sistemas de RH.
Para estruturar o programa, foram elaboradas algumas etapas importantes que contribuíram para a concretização e validação do plano. Primeiramente, foi considerado o contexto CSN, evidenciando: missão, visão e valores; desafios organizacionais e estratégicos e um modelo de competências já existente. Uma