Trabalho de conclusão de curso
Diniz, Adriana Maria Teixeira.
Monteiro, Maria Aparecida.
Resumo
O presente trabalho busca contribuir para mostrar o perfil do profissional de auditoria independente, governamental e não governamental ou interno, demonstrando suas funções e responsabilidades. O desempenho da atividade de auditoria requer a utilização de ferramentas de trabalho que possibilitem formar uma opinião. Em geral o objetivo da auditoria é fundamentar seu ponto de vista embasado em fatos concretos, evidências e provas materiais. Cabe então ao auditor identificar e atestar a veracidade de qualquer afirmação, aplicando as técnicas e procedimentos de auditoria necessários para cada caso.
Palavras-chave: Auditoria; Funções dos auditores; Responsabilidades.
Metodologia
A metodologia é a ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer estudo. Este trabalho foi desenvolvido exclusivamente através de pesquisa bibliográfica descritiva, com base em livros e artigos científicos, para a obtenção de informações sobre os aspectos e funções dos auditores.
Introdução
Sabe-se que existem indícios da profissão de auditor desde o século XIV, na verdade a auditoria é uma função vinda da contabilidade extremamente nova, que a cada dia vem se desenvolvendo com maior grau de especialização. Ao longo deste trabalho será estudado o perfil dos auditores independentes; governamentais; e não governamentais ou internos, além de suas responsabilidades e funções na auditoria. Criado oficialmente em 13 de dezembro de 1971 o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, na época denominado com a sigla IAIB, realizou o sonho dos profissionais que buscavam maior representatividade perante o poder público e a sociedade. A alteração para a sigla IBRACON aconteceu em 1º de julho de 1982 quando o Instituto decidiu após assembléia abrir o quadro associativo