Trabalho de conclusao de curso
Expectativa de vida x Qualidade de vida: qual papel do profissional de saúde nesse contexto?
CAMPINAS2014
RELATORIO DE ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Expectativa de vida x Qualidade de vida: qual papel do profissional de saúde nesse contexto?
INTRODUÇÃO O envelhecimento se refere a um fenômeno fisiológico de comportamento social ou cronológico. É um processo biossocial de regressão, observável em todos os seres vivos expressando-se na perda de capacidade ao longo da vida, devido à influência de diferentes variáveis, como as genéticas, danos acumulados e estilo de vida, além de alterações psico-emocionais (GUEDES RML; 2001).
O envelhecimento causa a perda progressiva da eficiência dos órgãos e tecidos do organismo humano. Força muscular e equilíbrio são algumas dessas perdas. A perda de força muscular é devido ao declínio de massa muscular, denominado sarcopenia (FARIA et al., 2003)
Através do fortalecimento dos músculos responsáveis pela movimentação é possível amenizar a falta de equilíbrio do idoso, pois a diminuição da força dos membros inferiores afeta a mobilidade funcional influenciando diretamente na marcha e ocasionando as quedas (FARIANATTI; LOPES, 2004; GOZZONI et al. 2002)
A prática de atividades físicas é um fator de melhora da saúde desta população, sendo considerada uma importante medida na intervenção de quedas. (GUIMARAES et al., 2005). Uma maior mobilidade e aumento de força geram uma qualidade de vida melhor, e a pratica de atividades, como os exercícios resistidos, podem trazer a independência funcional. (RODRIGUES et al., 2002).
Com isso, o treinamento de força vem sendo cada vez mais recomendado aos idosos. Sua capacidade de adaptação a este tipo de treinamento é a mesma de indivíduos mais jovens. Para esta população é a