trabalho de comclusão de curso
Moro na cidade de Pontal/SP, e no final do ano de 2012 resolvi fazer um curso de instrutor de transito. Fiz o curso, e com ele veio conhecimentos que nunca imaginei que pudesse existir ou acontecer por esse motivo resolvi fazer meu artigo final com o tema Educação no Trânsito, sendo que futuramente pretendo aplicar na escola esse assunto que é de muita importância, mas é dada pouca importância, ou ate mesmo nem é lembrado.
O objetivo da educação no transito é que cheque as crianças/ estudantes para que o conhecimento obtido cheque ate seus pais e os conscientizem dos deveres e dos direitos que temos e devemos cumprir.
Os direitos e deveres do cidadão
Segundo o código de transito brasileiro, o dever do cidadão é transitar sem oferecer perigo ou obstáculo a si mesmo, a terceiros e ao meio ambiente.
È direito do cidadão. Usufluir de vias seguras, corretamente sinalizadas, ser educado para dirigir com perfeição, opina e sugerir alterações no código de transito, bem como solicitar alterações na sinalização, fiscalização e segurança.
Direitos na condução de veículos
Usufruir de vias seguras ser educado por campanha sólida sobre legislação de transito direção defensiva: requerer e obter toda a ajuda necessária dos órgãos de transito e dos agentes fiscalizadores que antes de punir deverão orientar, ser bem atendidos nas repartições publicas que administram o transito no Brasil: receber assistência medica gratuita em caso de acidente de transito
Deveres dos motoristas
Devera dirigir com prudência e atenção, com o objetivo de evitar acidentes, dominando em todos os momentos o domínio efetivo do veiculo, levando em conta o risco próprio da circulação e demais circunstancias do transito.
O motorista de qualquer veiculo devera abster – se de toda conduta que possa constituir perigo para a circulação de pessoas ou que possa causar danos a propriedade publica ou privada.
Direito dos pedestres
É segurado aos pedestres a utilização