Trabalho de Ciências
A maior parte da Floresta Amazônica está situada no território brasileiro, mais precisamente nos estados do Amazonas, Rondônia, Amapá, Acre, Roraima e Pará. A Floresta Amazônica possui uma rica biodiversidade, com muita multiplicidade de espécies de plantas e animais, e todo esse ecossistema em perfeito equilíbrio.
Esses são alguns dos fatores que fizeram com que a Floresta Amazônica ganhasse o carinhoso apelido de o “pulmão do mundo”.
Em relação a toda essa diversificação em seu ecossistema, a Floresta Amazônica vem sendo alvo de contrabandistas, cientistas estrangeiros, madeireiros e fazendeiros da região que em hipótese alguma estão preocupados com o desequilíbrio ambiental que suas ações podem causar.
Ações como desmatamento de arvores nobres e queimadas ilegal, (biopirataria) contrabando de espécies de animais e plantas nativas da floresta.
Em relação a todas essas ações, a Floresta Amazônica já vem sofrendo inúmeras consequências, como por exemplo a extinção de diversas espécies de animais, como mamíferos, peixes, insetos, aves e espécies de Animais Sinantrópicos.
Lista de animais da Floresta Amazônica que sofreram extinção & alguns que ainda sofrem com a extinção de sua espécie:
Anfíbios -
Flamenguinho
Perereca
Mamíferos-
Gato-do-mato
Lobo-vermelho
Jaguatirica
Onça-parda
Morcego-cinza
Onça-pintada
Peixe-boi
Veado-campeiro
Aves-
Cardeal-da-Amazônia
Arara-azul-pequena
Arara-azul-grande
Arara-piranga
Ararinha-azul
Arara-vermelha
Arara-de-barriga-amarela
Tucano-de-bico-preto
Papagaio Pica-pau de coleira
Pintor Verdadeiro
Cegonha preta
Gavião real
Gaivota de rabo preto
Invertebrado-Terrestre-
Aranha-chicote
Gongolo
Caracol
Besouro
Besouro-de-chifre
Abelha
Libélula
Minhoca-branca