trabalho de ciencias
Através da fotossíntese as plantas verdes fazem a acumulação da energia solar e a transformam em compostos que são sintetizados a partir do dióxido de carbono. Fazem parte deste processo a luz, a água, a clorofila e o dióxido de carbono. Na fotossíntese é possível identificar duas fases: a clara e a escura.
Na fase clara, acontece a absorção de luz através da clorofila e outros pigmentos, que fazem a fotorredução do NADP+ com a divisão da água e a fotofosforilação do ADP. Assim, ocorre a formação do do NADPH e ATP (adenosina trifosfato).
Na fase escura, acontece a redução do dióxido de carbono e a criação de outros composto orgânicos à base de carbono.
A fotossíntese é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, pois é através dela que se obtém a energia essencial para a vida. A cadeia alimentar é continuada porque os animais e outros seres que não possuem capacidade fotossintética dependem das substâncias orgânicas oferecidas pelas plantas verdes como fonte alimentar.
O termo "autótrofo" designa os seres que possuem capacidade de sintetizar o seu próprio alimento. "Heterótrofos" são os homens e a maioria dos animais que não possuem essa capacidade.
O processo de fotossíntese realizado pelos seres autótrofos, foi descoberto em 1778 pelo cientista holandês Jan Ingenhousz, que presenciou a libertação de gás oxigênio por plantas expostas à luz