Trabalho De Ci Ncias Politicas Lorenberg 2015
809 palavras
4 páginas
“A MORTE DE ALICIA”Caroline Rodrigues Pereira 1.
Marcos Soares de Souza 2.
Thaynah Souza Reginato 3.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem do trecho do filme “O Estudante” de Roberto Girault, em que “Chano”, um Senhor de 70 anos, ao perder sua esposa “Alicia”, se vê incapaz de atribuir novo sentido à sua vida frente a esta terrível adversidade. Nessa perspectiva, busca-se compreender a capacidade do ser humano de reconhecer suas fragilidades e superar traumas emocionais.
Palavras Chaves: Trauma Emocional, Motivação, Superação, Apoio
1. Introdução (tema, objetivo, justificativa, divisão do texto)
Há alguns acontecimentos alteram tanto a nossa vida, que realmente nunca poderemos apagá-los da nossa memória ou fazermos de conta que não existiram. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras. Algumas têm esta característica desde que nasceram outras se tornaram sensíveis ao longo da vida. Um dia, morre um ente querido e esta pessoa não supera, passa a ter esta situação traumática percorrendo seus pensamentos todos os dias, desse modo, ela evita estar no local onde a situação dolorosa aconteceu, acorda sempre no meio da noite sobressaltada e não enxerga nenhuma saída no sentido de superar esta barreira emocional.
Considerando a materialidade exemplificada na situação ilustrada, este trabalho tem como objetivo provocar a reflexão sobre uma necessidade primordial do ser humano que é conhecer e reconhecer suas próprias limitações e fragilidades ao ponto de buscar em novas ações e atitudes razão para superação e adquirir a capacidade de seguir em frente dando continuidade aos seus projetos de vida. O filme “O Estudante”, produzido na Cidade do México em 2009, dirigido por Roberto Girault, será o objeto deste estudo tendo como referência simbólica o trecho que será o tema deste trabalho “A Morte de Alicia”. Desse modo, o referido trabalho propõe-se demonstrar que muitas vezes a saída não é fugir das situações difíceis impostas pela