trabalho de casa de garrafa pet
Nas paredes cada garrafa é amarrada entre si, no gargalo e na base, com sisal ou fios de nylon, como se fosse uma rede. A base foi entrelaçada dando uma volta com o laço quando foi colocada, da mesma forma, nos gargalos foi dada uma volta de modo a entrelaçar umas garrafas com as outras em uma forma losangular. As construções de moradia e infra-estrutura possuem uma estrutura autônoma convencional de concreto e as instalações passam pelo reboco, já as esquadrias e os revestimentos seguem as técnicas utilizadas de forma tradicional.
Outra vantagem apontada por testes em laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está relacionada à resistência do material. Por meio da nova técnica, o resultado é de 1,94 MPa (Mega Pascal), medida de resistência, enquanto a tolerância para blocos de concreto, em média, é de 1,5 MPa.
..
As grandes vantagens de construir com garrafas PET são: Reutilização: é um sistema de construção com baixo impacto ambiental – sobretudo na cidade -, pois usa garrafas de plástico no fim do seu ciclo de vida, diminuindo bastante os gastos econômicos e energéticos nos processos de reciclagem, em particular em países menos desenvolvidos onde não existindo pontos de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, são deitados em plenas ribeiras de água ou enterrados em lixeiras a céu aberto, poluindo e provocando alterações profundas a nível ambiental.
Econômico: reaproveita desperdícios da cidade, permitindo poupar cerca de 50% em material quando comparado com o sistema de construção