trabalho de bioquimica e farmacologia
1ª ATIVIDADE DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
BRUNO VILQUE DA SILVA
VITÓRIA - ES
2015
Questão 1: faça um resumo comparando todas biomoléculas estudas, destacando as semelhanças e diferenças entre estas, além das funções que desempenham nas células.
R: A água é um composto molecular. Cada molécula é formada por um átomo de oigenio e dois átomos de hidrogênio unidos por ligações covalentes. A água serve para solvente natural para íons, minerais e outras substâncias. A água é indispensável para atividades metabólica já que os processos fisiológicos se produzem eclusivamente em meio aquoso. As moléculas de águas também participam em muitas reações enzimáticas e podem forma-se como resultado de processo metabólico. Algumas substâncias não se misturam bem com a água, incluindo óleos e outras substâncias hidrofóbicas. Membranas células de lipídeos e proteínas levam vantagem destas propriedades para controlar as interações entre seus conteúdos e químicos eternos. Isto é, facilitando pela tensão da superfície da água.
As biomoléculas, como o próprio nome diz, são as moléculas da vida que possuem como esqueleto: principais átomos de carbono, fazendo parte desta forma, dos componentes orgânicos das células. Estas moléculas, carboidratos, lipídeos, proteínas, e ácidos nucléicos são fundamentais em nosso corpo, pois desenvolvem funções importantes para a manutenção da vida.
Os carboidratos são as moléculas mais comuns da natureza, são consideradas as principais fontes de energia para os organismos vivos. Outra função é que o carboidrato podem ser reservas de energia, como é o caso do amido para os vegetais e o glicogênio para os animais. Servem como estrutura, como é o caso da celulose, que está presente na parede celular dos vegetais garantindo sustentação ou ainda podem compor a estrutura de outras moléculas.
Os lipídeos, assim como os carboidratos, também desempenham funções importantes, tais como: fonte de