Trabalho de Biologia(Doenças nas Organelas)
Eles dão origem a flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares. Por isso a ausência de centríolos em um ser humano iria influência na produção de células ciliadas no revestimento interno da traqueia e brônquios, que servem para reter muco e poeira que poderiam prejudicar os pulmões, e os espermatozoides não chegariam até o ovulo para fecunda-lo (ausência de centríolo tornaria um homem estéreo, pois não formaria o flagelo do espermatozoide) e outras células flageladas. A garganta e o pulmão teriam vários tipos de doenças pois as impurezas do ar, ao serem inaladas não seriam limpas, pois com a falta de cílios não tem outro jeito para que esse ar seja limpo.
Doenças relacionadas aos Peroxissomos
No mínimo 17 doenças estão ligadas a disfunções dos peroxissomos, tendo 15 delas envolvimentos neurológicos. A síndrome cérebro-hepato-renal foi a primeira a ser descoberta e através dela foram demonstrados vários defeitos na biogênese dos peroxissomos e desde então aumentaram as atenções para esta organela. Tais doenças podem ser classificadas em dois grupos:
Doenças do grupo 1:
Os peroxissomos são produzidos em menor número, possuem uma estrutura anormal e suas proteínas não são importadas e degradadas no citoplasma.
Ex:
Síndrome de Zellweger
Condrodisplasia puntata rizomélica
Doenças do grupo 2:
Causadas por defeito em uma única enzima peroxissomal. Ocorrência de acúmulo de substratos e falta dos seus respectivos produtos. Ex:
Adrenoleucodistrofia ligada ao cromossomo X
Pseudo síndrome de Zellweger
Hiperoxalúria tipo I
Acatalessemia
Doenças relacionadas aos Peroxissomos
No mínimo 17 doenças estão ligadas a disfunções dos peroxissomos, tendo 15 delas envolvimentos neurológicos. A síndrome cérebro-hepato-renal foi a primeira a ser descoberta e através dela foram demonstrados vários defeitos na biogênese dos peroxissomos e desde então aumentaram as atenções para esta organela. Tais