Trabalho de biologia (doenças causadas por protozoários)
Abscesso: acúmulo localizado de pus num tecido, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório (membrana piogénica). O líquido purulento que a preenche se forma em virtude da desintegração e morte (necrose) do tecido original, microorganismos e leucócitos.
Agente Etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de “patógeno”.
Agente Infeccioso: É o responsável pela infecção é o ser vivo capaz de penetrar, alojar-se e multiplicar-se no hospedeiro, provocando as doenças e trazendo prejuízos a saúde humana e animal. Os vírus, as bactérias, os fungos, os protozoários e os helmintos são alguns desses agentes etiológicos vivos que sobrevivem por parasitismo.
Anfixenose: doença que circula indiferentemente entre humanos e animais, isto é, tanto os animais como os humanos funcionam como hospedeiros do agente.
Cepa: População de microrganismos de uma mesma espécie descendente de um único antepassado, conservada mediante uma série de passagens por hospedeiros ou subculturas adequadas. As cepas de comportamento semelhante são chamadas de “homólogas” e as de comportamento diferente “heterólogas”.
Cisto: é a forma de resistência de certos protozoários, nos quais se encontra uma película ou cápsula protetora, envolvendo uma forma capaz de reproduzir-se quando encontrar o ambiente adequado.
Contaminação: é a presença de um agente infeccioso na superfície do corpo, roupas, brinquedos, água, leite ou alimentos.
Endemia: é a prevalência usual de determinada doença, com relação a uma área, cidade, estado ou país. Representa o número esperado de casos em uma população, em determinando período de tempo.
Epidemia ou Surto Epidêmico: é a ocorrência muito elevada de determinada doença, com relação a uma área, cidade ou país. Representa o número muito acima do esperado de casos em uma