trabalho de avalia o 4 per odo simulado
Em um primeiro experimento, Gustavo pendura as esferas 1 e 2 por fios isolantes longos, de mesmo comprimento, e presos no mesmo ponto. Nas figuras, são apresentadas três alternativas de configurações para as posições de equilíbrio dessas duas esferas; e são, respectivamente, os ângulos que os fios de sustentação das esferas 1 e 2 fazem com a vertical.
a) ASSINALE com um X a opção que apresenta a relação correta entre os ângulos na configuração de equilíbrio. JUSTIFIQUE sua resposta.
( )
( )
( )
Em um segundo experimento, Gustavo suspende as esferas 1 e 3 de maneira semelhante à anterior.
b) ASSINALE com um X a opção que apresenta a relação correta entre os ângulos na configuração de equilíbrio. JUSTIFIQUE sua resposta.
( )
( )
( )
c) Finalmente, Gustavo, usando luvas isolantes, força um contato elétrico simultâneo das três esferas. ASSINALE com um X a opção que dá a relação correta entre os novos valores das cargas q1, q2 e q3 nas esferas 1, 2 e 3, respectivamente. JUSTIFIQUE sua resposta.
( )
( )
( ) 2. (Ufpr 2007) O processo de eletrização por atrito, ou triboeletrização, é responsável, em parte, pelo acúmulo de cargas nas nuvens e, nesse caso, a manifestação mais clara desse acúmulo de cargas é a existência de raios, que são descargas elétricas extremamente perigosas. Entretanto, como o ar atmosférico é um material isolante, os raios não ocorrem a todo momento. Para que ocorram, o valor do campo elétrico produzido no ar por um objeto carregado deve ter uma intensidade maior do que um certo valor crítico chamado rigidez dielétrica. É