Trabalho De Antropologia Jur Dica
GRUPO OCIDENTE
DEFESA PRÓ-CLONAGEM
ABORDAGEM CIENTÍFICA
De acordo com o avanço cientifico, a Clonagem já é algo possível no mundo em que vivemos hoje, porém existem diversas implicações jurídicas e éticas que impedem que a mesma possa ser difundida em nosso cotidiano.
Ao decorrer do século XX, a partir de diversas descobertas que contribuíram para o avanço da ciência, ocorriam muitos protestos contra aquilo que se tornava inovador.
Isso ocorreu quando iniciaram-se as primeira fertilizações in vitro e os primeiros transplantes de orgão. Muitas manifestações de cunho ético e religioso começaram a protestar contra esse tipo de avanço científico, alegando que o homem começara a
“brincar de deus” ou então representava um risco para a ordem natural da vida humana.
Essa mesma situação abordada acima ocorre acerca da clonagem humana. Mas antes de se protestar contra ela, é necessário entender o que significa o termo clonagem e quais são as suas implicações no cotidiano da vida humana, fatores que são muito mal entendidos pela sociedade.
- CONCEITO DE CLONAGEM
De acordo com a sua etimoligia, a palavara clonagem:
“Em grego o termo Klôn referia-se a pequenos ramos, broto de um vegetal”.
E segundo Luís Archerii (2006):
“A clonagem dá-se na natureza a uma variedade de níveis e significa sempre o processo que conduz àformação de duas ou mais entidades biológicas geneticamente iguais. Essas entidades poderão ser genes,células ou organismos completos”.
Ou seja, a clonagem não se limita somente a cópia genética de um ser vivo completo, mas também de genes ou células que podem formar orgãos e tecidos.
- VERTENTES DA CLONAGEM
Através da abordagem do conceito de clonagem, pode-se perceber que ela se desdobra em duas vertentes:
-Clonagem Reprodutiva
-Clonagem Terapêutica
A clonagem reprodutiva, a mais divulgada pela mídia e mais conhecida pelo mundo, é a clonagem de organismos completos, como foi o experiemento da ovelha
Dolly e de outros diversos