Trabalho De Economia Sob A Lupa Do Economista Marcos
FACULDADE DE DIREITO
ECONOMIA
TURMA A
MARCOS VINÍCIUS AZEVEDO MANCESSINI
A HERANÇA MALDITA DA ESCRAVIDÃO
O capítulo A Herança Maldita da Escravidão aborda como tema principal a discussão sobre os motivos que levam países com histórico de escravidão serem tão pobres como são na atualidade. De acordo com o exposto no livro, os principais motivos que levaram esses países a essa situação foi que, devido á grande proximidade dos grandes centros compradores de escravos, a caça de escravos se tornou muito difundida, principalmente na África Subsaariana, na qual surgiu uma grande tensão entre as diferentes tribos que viviam nessa região e que estabeleceram uma baixa cooperação entre os grupos, visto que muitos caçavam integrantes de outras tribos para vendê-los nos portos como escravos.
Ocorrido todo esse contexto, de grande variedade etnolinguística, os africanos não se identificavam pertecentes a uma nação e sim á uma tribo, causndo grande instabilidade política interna aliada a ausência de controle sobre os governantes. Isso tudo levou os países a uma baixa taxa de investimento econômico e educacional, gerando precariedade na tecnológia presente.
Todos esses fatores, entralaçados entre sí, geraram uma enorme baixa na renda e no crescimento que explicam o porque esses países são tão pobres.
De acordo com o exposto acima, é perceptível que os argumentos tem grande procedência pois explicam de forma clara os pricipais fatores que levaram países da
África Subsaariana que foram fortemente escravisados serem tão pobres, mesmo em comparação com a América Latina que foram também colonizados por países Europeus.
Para demonstrar isso, é possível tomar-se com exemplo ás diferenças econômicas, sociais e políticas entre a Angola e o Brasil, países de colonização portuguesa.
É visível a grande diferença de desenvolvimento entre esses países, sendo ela explicada em grande parte pelo contexto de colonização de cada um. A Angola, devido á existência