TRABALHO DE ADMINISTRACAO
O Brazosport Memorial Hospital, um hospital de 165 leitos de Lake Jackson, no estado do Texas, começou a enfrentar sérias pressões competitivas à medida que a população das comunidades vizinhas diminuiu e os hospitais de Houston, que eram próximos, começaram a atrair os pacientes numa área geográfica maior. A alta administração sabia que precisava estabelecer e manter uma vantagem competitiva em relação aos fornecedores de serviços de saúde locais. Sua estratégia foi melhorar dramaticamente a qualidade do serviço que o Brazosport oferecia aos seus clientes.
Os administradores do hospital participaram de um seminário ministrado por W. Edwards Deming e leram extensivamente sobre o seu trabalho. Deming foi um dos fundadores do movimento da consciência da qualidade no Japão. Foi pela primeira vez ao Japão após a Segunda Guerra Mundial como um dos vários conselheiros americanos. Comenta-se que ele se tornou o americano mais reverenciado depois do General Douglas Mac Arthur. Mas foi só na década de 80 que Deming se tornou conhecido nos Estados Unidos.
A força econômica americana no pós-guerra gerou uma complacência generalizada. O trabalho de Deming nos Estados Unidos se confinava a um cargo de professor na Universidade de New York e a uma prática restrita de consultoria. Então, em 1980, ele reapareceu num documentário de televisão intitulado “Se o Japão pode, por que nós não podemos?” Desde essa época, seu trabalho foi adotado por importantes empresas americanas, incluindo aí a Ford Motor Company, a AT&T, a General Motors e a Procter & Gamble.
Deming defende uma abordagem “holística” da administração, que exige um profundo entendimento do “processo” – da delicada interação de materiais, máquinas e pessoas que determina a qualidade, a produtividade e a vantagem competitiva. Começando com uma análise estatística, que ele compara ao diagnóstico de um cirurgião antes de operar um paciente, a