Trabalho Da Tps
Ao longo de nossa história, na qual a colonização se fez presente, a escravidão e o autorismo, contribuíram para o sentimento da inferioridade do negro brasileiro.
No cotidiano escolar não é deferente, a realidade que enfrentamos hoje é perversa, infelizmente no Brasil o racismo é existente, propagar que não existe diferenças raciais no país (mito da democracia racial). A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural, e também é o local mais discriminado, por isso trabalhar as diferenças se torna um desafio, para os professores.
A educação multicultural não é somente um desafio para a escola, mas um necessário compromisso, a nível de políticas e instituições . Estamos vivendo em uma sociedade onde os valores estão sendo cada vez mais questionados, além disso, cobra-se da escola, uma formação para a cidadania, para a tolerância e para a diversidade cultural. Aos profissionais da educação, tem sido dada a tarefa de problematizar essa realidade e encontrar meios que desafiem os preconceitos respeitando diferenças e valorizando as diversas culturas. Porem, esta não é uma tarefa apenas da escola, cabe as famílias dialogar com seus filhos, aprimorando conhecimento em relação às diversas culturas raciais de forma que eles compreendam que devemos ter tolerância e respeito com o outro, independentemente de sua identidade cultural. Alguns professores relataram que durante suas aulas ao propor o tema racismo, perceberam que entre os alunos havia falas e gestos bastante preconceituosos. Portanto, conhecendo, trabalhos anteriores em relação a episódios de descriminação racial ocorrido no ambiente escolar a professora solicitou uma intervenção em suas aulas que pudesse discutir juntamente com os alunos, sobre a questão, criando uma situação de dinâmica social, radicalmente diferente daquela da tradicional, afirmando que uma educação multicultural é capaz de desenvolver sentimentalismo