TRABALHO CPOC
Todas empresas necessitam de um determinado numero de contas para registrar os fatos contabeis envolvendo bens, direitos,obrigaçoes, patrimonio liquido, despesas e receitas. Dependendo do seu tipo de atividade e da abrangencia de seus negocios, ela podera trabalhar com um numero maior ou menor de contas. Por essa razão, logo após a formação de uma empresa elabora-se on plano de contas.
O plano de contas é uma relação de todas as contas que a empresa deceverá utilizar. A tarefa de organiza-lo cabe ao contabilista e, para desenpenha-la, ele precisa conhecer muito bem a empresa, as atividades que ira desenvolver, os seus objetivos e os aspectos que merecem um controle especial. Só assim ele terá condições de criar contas que possam refletir a situação real do patrimônio. Cada empresa tem, portanto, um plano de contas com caracteristicas próprias. No entanto, a sua estrutura básica é sempre a mesma, variando apenas a contidade de contas e seus titulos.A estruturas do plano de contas considerado tudo aquilo que a empresa tem a receber ou apagar o curto ou a longo prazo.Tomando com base o final de um exercicio, a curto prazo significa ‘nos proximos 365 dias’.A longo prazo significa ‘depois 365 dias’.
Um PLANO DE Contas ideal poderá compor-se de três partes: Elenco de Contas; Manual de Contas e Modelos padronizados de Demonstrações Contábeis.Entretanto, de acordo com os interesses de cada empresa e da criatividade do contabilista, o Plano de Contas poderá conter outras informações.
Elenco de Contas
Consiste na relação das Contas que serão utilizadas para o registro dos Fatos Administratrivos decorrentes da gestão do Patrimônio da empresa, bem como dos Atos Administrativos considerados relevantes (aqueles cujos efeitos possam acarretar modificações futuras no Patrimônio da empresa).
O Elenco de Contas envolve a intitulação (nome) e o código de cada Conta.
Cada empresa deve ter Plano de Contas próprio, que atenda aos seus interesses e,