trabalho corforto pronto
2729 palavras
11 páginas
Centro Universitário Plínio Leite – Anhanguera EducacionalArquitetura e Urbanismo 3º período – Noite
Conforto Ambiental
Professora: Ana Lucia Góes
CONFORTO ACÚSTICO EM RESTAURANTE
Anhanguera Educacional
2014
Resumos
O presente trabalho fala sobre o conforto acústico em um restaurante, mostrando o que se deve fazer e usar no interior de uma edificação. A percepção total, parcial ou nula da conversação do restaurante adjacente proporciona níveis de conforto que vão do indesejável ao ideal.
Estudando os fenômenos do som e sua interação com nossos sentidos, minimizando as condições desfavoráveis, evitando interferências excessivas (ecos, reverberações, etc.), garantindo entendimento perfeito entre ouvinte e locutor. A ausência de conforto acústico condiciona fortemente a nossa saúde e a nossa produtividade.
Ao pensar em um projeto que responda as necessidades acústicas deve-se fazer uma análise criteriosa das condições acústicas externas e internas do edifício projetado, uma vez que, dependendo do uso que será dado a edificação, esta poderá sofrer interferências de fontes ruidosas provenientes do seu entorno, ou, em determinados casos se constituir na própria fonte; de ruído.
Introdução
O restaurante é um estabelecimento comercial, destinado ao comercio de refeições. É um local onde se encontram diversas pessoas, fazendo assim um local onde há muito ruídos: o bate-papo entre os clientes, o estalar de pratos na cozinha, de copos no bar, os talheres na mesa e o ruído externo são fatores que, juntos, podem gerar grande desconforto em bares e restaurantes. Isso pode ainda ser agravado por um ambiente muito reverberante, situação comum nesses estabelecimentos.
A falta de um tratamento acústico adequado faz com que o som interno reflita nas superfícies sem perder energia tornando a reverberação excessiva. Com isso, em uma conversa, as pessoas têm que aumentar o tom da voz para sobrepor ao ruído do ambiente para serem ouvidas. Outra situação comum em