TRABALHO CONTABILIDADE AVANÇADA - PASSIVOS INTANGIVEIS
É notório as grandes transformações ocorridas no cenário mundial nos séculos XX e XXI. As relações comerciais trazem necessidades constantes de adequação dos meios de mensuração e quantificação das informações.
Encontramos em nossos estudos varias pesquisas que evidencia a falta de mudanças e da incorporação da informação nas atividades com a velocidade com que ocorreram. Pode-se mencionar como exemplo a mensuração dos Passivos Intangíveis. Tal fato tão relevante e de grande poderio relacionado a geração ou destruição de caixa nas empresas que até o momento não estão evidenciados nas demonstrações contábeis.
Os Passivos Intangíveis estão encobertos para os usuários internos e externos da informação contábil. Vários autores afirmam que a sua existência está sempre ligada a uma contingência passiva e que não é reconhecida como tal.
A evidenciação e a mensuração dos passivos intangíveis podem gerar informações adicionais aos usuários e aos gestores da informação contábil.
Para se entender melhor a necessidade de evidenciação dos Passiveis Intangíveis de uma entidade faz necessário explicações em torno do Passivo e da Relação entre Passivos Contingentes e Passivos Intangíveis e sua mensuração:
Passivos:
No estudo e na análise dos aspectos relacionados ao Passivo, observa-se que, os passivos têm como característica essencial o fato de uma empresa ter uma obrigação no momento da avaliação de seu patrimônio, ou seja, o passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passados ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro. (Sprouse e Moonitz, 1962).
Assim, o passivo representa prováveis sacrifícios econômicos que ocorrerão no futuro que são provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferem ativos ou fornecem serviços a outras organizações no futuro, como