Trabalho construção civil
O ramo da construção civil, apesar de sua constante evolução, consiste em atividades que demandam grande esforço físico ao trabalhador, devido a uma rotina de trabalho de rítmo pesado e na maioria das vezes em circunstâncias inadequadas, sem pausas de trabalho e com condições de trabalho mínimas.Com isso ao observar o histórico de acidentes na construção civil em estudo do Ministério do Trabalho onde mostra a maior parte dos acidentes, bem como óbitos decorrentes de trabalhos documentados estão concentrados na área de contrução civil.
A construção civil é bastante conhecida nas estatísticas pelo seu alto índice de acidentes provocados em grande parte pela falta de controle e pela alta periculosidade das tarefas. Algumas características profissionais por estarem mais expostas a riscos levam a crer que na maioria das vezes, o risco é interior, inerente ao trabalho, independente da vontade do trabalhador, mesmo nos casos mais personalizados, como por exemplo, um passo em falso dado pelo operário que cai dos andaimes.Desta forma as condições inseguras do canteiro de obras geram riscos que podem comprometer a segurança, a saúde e a produtividade do trabalhador .
Problemas de falta de ventilação, falta de luminosidade, excesso de umidade, vibrações são comuns nos canteiros de obras do Brasil. A grande maioria dos acidentes de trabalho neste setor são pequenas lesões pérfuro-cortantes e contusões, derivados da não utilização de EPI's( luvas, óculos de proteção, botas, dentre outros). Construção Civil X Segurança no Trabalho
A construção civil se difere dos outros setores industriais por possuir características próprias, sendo que uma das principais é a pouca importância das máquinas e tecnologias para a obtenção da qualidade do produto, dependendo esta, quase que exclusivamente, da mão-de-obra utilizada.
A grande dependência que a construção civil tem da mão-de-obra utilizada deveria contribuir para que este fosse um setor