Trabalho conclusão de curso
Professor Orientador:
Dados dos alunos
Alunos: André Luís Ferreira dos Reis R.A. 306104735 André de Oliveira R.A. Evandro R.A Lyon R.A. Robson R.A
1. Introdução
Conceito de Caldeiras:
As caldeiras têm atualmente uma gama de utilização que ultrapassa a simples obtenção de água quente para uso doméstico. Hoje em dia os sistemas de climatização de grande dimensão dependem quase obrigatoriamente de sistemas com caldeiras de água quente. A utilização do vapor volta a ter um papel relevante na indústria atual com o aparecimento de novos sistemas de transformação de vapor em energia (elétrica, mecânica, etc).
As caldeiras podem ser classificadas de diferentes formas de acordo com:
1.1 Utilização prevista;
1.2 Combustível utilizado;
1.3 Concepção do equipamento. 1. Utilização prevista
Quanto à utilização prevista podemos distinguir principalmente três tipos de caldeiras: caldeiras para co-geração, caldeiras para aquecimento de água (climatização, processos industriais, etc.) e caldeiras de recuperação de calor de processos industriais ou outras fontes.
Nas caldeiras para geração de energia elétrica (co-geração) o fluido gerado é vapor a alta pressão e temperatura, para permitir a obtenção de energia mecânica em turbinas, motores ou máquinas (embora estas já não sejam muito utilizadas hoje em dia), que por sua vez acionam alternadores para obtenção de energia elétrica.
As caldeiras de recuperação de calor são utilizadas quando há calor a recuperar de qualquer processo químico, industrial de