Trabalho Conclusão Curso
Renato Lima
Prof. Dr. Sérgio Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID-0246) – Plantas Medicinais
01/11/2013
Resumo
O chá de funcho, que também é chamado de anis, erva doce, maratro, etc. é largamente utilizado na perfumaria, na culinária e como aromatizante. É extremamente aromático e possui propriedades muito benéficas ao nosso organismo de modo geral. A planta é originária do Mediterrâneo, mas é cultivada em várias regiões de clima temperado ou subtropical. No Brasil, é uma das ervas mais utilizadas, seja em chás ou na indústria cosmética. Suas raízes têm propriedades diuréticas, portanto, muito utilizadas em infusões para evitar o acúmulo de líquidos no organismo. As sementes de funcho, costumam ser usadas em chás para combater os gases intestinais e muita gente o oferece para bebês e crianças pequenas. Também é muito conhecido popularmente, por tratar mães que amamentam, aumentando a produção de leite e passando para o bebê através deste, protegendo-o de cólicas. Ele é apropriado para tratar indigestão e estimular o apetite e as sementes também podem ser usadas em infusões para combater a tosse, afrouxar o catarro da garganta, etc.
Palavras chave: Chás. Ervas. Combater.
Introdução
Da família das Umbelíferas. Erva vivaz ou bienal que chega a atingir até 2 metros de altura, com caule estriado, de onde saem os ramos. As folhas se desenvolvem na base da planta e apresentam bainhas muito entumecidas e largas, que se desenvolvem formando uma espécie de bulbo que é comestível.
Apresentam na extremidade inúmeros recortes e forma fios alongados de coloração verde-amarela. A flor, de cor amarela-esverdeadas, reúne-se em buquês no formato de umbelas, com um número variável de hastas florais. Produz pequenos frutos alongados, quase cilíndricos, permeados de munúsculos tubos que contêm óleo essencial, de cor amarelo esverdeado, muiot aromático. A raiz é fusiforme, da grossura de um dedo e deve ser coletada na