TRABALHO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
867 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOFACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
DENIS MARTINS JOÃO
HEGON MIYAZAKI LIMPIAS
GUSTAVO NEVES PESSETTI
FELIPE GRILL COELHO
ALBERTO AROUCA PEIXOTO
CLEBER LIMA
TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Contrato Psicológico: Um Estudo de Caso do Programa de Educação Tutorial PET – FEA Administração USP – Gestão 2013/2014
SÃO PAULO
2013
IMPORTÂNCIA
Para SCHEIN (1982) no Contrato Psicológico pressupõe-se a existência de esperanças, tanto da parte da organização, quanto da parte do indivíduo, do que se quer ver realizado. Estas esperanças, além do montante de trabalho a realizar e ao respectivo salário, dizem respeito a todo o conjunto de direitos, privilégios e obrigações entre o trabalhador e a organização. Para o autor, as esperanças denotam um conjunto não explícito de expectativas dentre as quais estão envolvidos o senso de dignidade e o valor da pessoa.
Pode-se dizer que o Contrato Psicológico parte de uma série de expectativas subjetivas, as quais estão ligadas intrinsecamente às necessidades do indivíduo e às necessidades da própria organização. Assim, o Contrato Psicológico pode ser definido como um conjunto de expectativas entre indivíduo e organização, o qual se forma a partir do contato entre ambos (MENEGON, 2004).
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo analisar o Contrato Psicológico existente entre o Programa de Educação Tutorial – PET – FEA Administração USP e seus bolsistas e colaboradores, para que, futuramente, possa ser feita uma análise de como tal Contrato pode afetar, incentivando ou desestimulando, o comprometimento dos integrantes.
CONCEITO
Para FRANÇA (2006, p. 11) “o Contrato Psicológico é um fenômeno psicossocial que ocorre sempre que se constroem vínculos, em que entra em jogo a satisfação de necessidades de duas ou mais partes”. Outro aspecto importante acerca dos Contratos Psicológicos é trazido por ROUSSEAU e PARKS (1993), que defendem a mutabilidade dos Contratos Psicológicos