TRABALHO BIOSSEGURANÇA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PRINCIPAIS EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)................... 4
2.1.1 FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EPIs................................ 4
2.1.1.1 PRINCIPAIS DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS...................................... 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a extrema importância e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), pois garante a saúde tanto do profissional quanto do cliente. Como o profissional da área de estética atua diretamente com o paciente, com o atendimento muito próximo e prolongado, fazem com que o risco de exposição do esteticista a microrganismo proveniente do cliente, seja por meio de secreções como: saliva, fluidos como sangue; exsudatos proveniente de extração de acnes ou por meio de lesões na pele; esse contato pode gerar riscos de transmissão de diversas doenças contagiosas como: Herpes; Hepatite B; Hepatite C; Gripe; Resfriado; Tuberculose e AIDS. Por isso as medidas de prevenção e fundamental.
2 DESENVOLVIMENTO
A biossegurança, considerando-a como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Uma das ações de biossegurança para a proteção da saúde humana, durante a prestação de serviços é a utilização dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), os quais serão abordados a seguir.
2.1 principais equipamentos de proteçao individual (EPI’s)
Gorro;
Avental;
Máscara;
Óculos de Proteção;
Luvas.
2.1.1 FUNÇÕES / IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EPI’s