Trabalho Benedito
Banco Central – Bacen
Comissão dos Valores Mobiliários – CMV
Superintendência dos Seguros Privados - SUSEP
Prof.º Benedito Antonio Pimentel
Aluna: Rebeca Perugini Pereira - 72382
2015
Sistema Financeiro Nacional A função do Sistema Financeiro Nacional-SFN é a de ser um conjunto de órgãos que regulamenta, fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia. É composto por diversas instituições. Se o dividirmos, teremos dois subsistemas. O primeiro é o normativo, formado por instituições que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento, além de definir os parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas. Tem em sua composição: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Instituições Especiais (Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal).
Conselho Monetário Nacional - CMN É o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. O CMN não desempenha função executiva, apenas tem funções normativas. Atualmente, o CMN é composto por três membros:
Ministro da Fazenda (Presidente);
Ministro do Planejamento Orçamento e Gestão; e
Presidente do Banco Central. Trabalhando em conjunto com o CMN funciona a Comissão Técnica da Moeda e do Crédito (Comoc), que tem como atribuições o assessoramento técnico na formulação da política da moeda e do crédito do País. As matérias aprovadas são regulamentadas por meio de Resoluções, normativos de caráter público, sempre divulgadas no Diário Oficial da União e na página de normativos do Banco Central do Brasil.
Banco Central do Brasil - Bacen O Banco Central percorreu um longo processo até a sua criação. Desde antes do início do século XX, já se tinha a consciência, da necessidade de se criar um “banco dos bancos” para exercer o papel de banqueiro do Estado. Os anos