TRABALHO AUTO DA CAMPADECIDA
963 palavras
4 páginas
RESUMO, O AUTO DA COMPADECIDA.O filme conta a história de dois amigos, João Grilo que é astuto e trambiqueiro. Chicó que é uma boa pessoa mais desprovido de inteligência e com a fama de o homem mais frouxo da cidade de Taperoá.
Juntos eles fazem uma boa dupla que se viram como podem para sobreviver no sertão brasileiro.
Nos golpes de João e Chicó, entram as personagens, Padeiro (Eurico) e sua Esposa (Dora), nesse momento o drama ganha corpo. A cachorra da mulher do padeiro adoece e acaba morrendo, a pedido dos patrões João e Chicó vão à igreja e pedem ao padre para que abençoe o animal, o reverendo impõem uma resistência para rezar a favor do animal de estimação, os dois tentam dar uma reviravolta na história dizendo que o cão era do coronel Antônio Morais e que nesse instante chegara á cidade com a intenção de pedi ao padre que benza sua filha, em conversa com o padre, Antônio se estressa ao achar que o padre estava insinuando que sua filha fosse uma cachorra.
Depois da conversa o padre se nega a enterrar o animal de estimação da Padeira, e para piorar a situação o Bispo chega à cidade e ironiza tal vergonha que o sacristão iria de fazer ao enterrar um animal, isso força João Grilo a bolar mais uma de suas mentiras dizendo que o pobre animal deixou um testamento que favorecia a Igreja, fazendo com que o padre orasse pela cachorra e lhe enterrasse, mal eles desconfiavam que o dinheiro do testamento da cadela era a venda de um gato para Dora, com a informação de que o felino botava dinheiro.
Em meio as travessuras de João e Chicó aparece a filha de Antônio Morais, a bela Rosinha que se apaixona pelo homem mais covarde da cidade, e entra em ação mais uma das trapaças dos dois parceiros, eles conseguem armar um confronto entre os cabras mais machos da cidade (Cabo Setenta X Vicentão) em um falso duelo fazendo com que Rosinha acredite que Chicó é um sujeito macho e ganhe seu coração.
Mais as trapaça dos dois são interrompidas pela invasão do sanguinário