Trabalho aps
O que foi feito?
Necessitamos erguer uma massa de 100 gramas, além do peso do eletroimã com o torque gerado pelo motor do guindaste. Para tanto, aplicaremos um sistema de redução (a ser calculada) envolvendo duas catracas, uma menor ligada ao eixo do motor e uma maior, ligada ao carretel do eletroimã. dessa forma o torque é calculado da seguinte forma: T = (P/w)(rel) onde T é o torque, P a potência do motor, w é a rotação do motor e rel a relaçao de redução, sendo calculada como perímetro da catraca maior/perímetro da catraca menor.
Para cálculo da potência do motor, amarra-se um objeto de peso P a sei eixo e observa-se quanto demora para se chegar até uma certa altura H. Com esses dados, a potência é calculada. w pode ser calculado enrolando-se um fio ao eixo do motor e deixando-o desenrolar por um determinado tempo. Com o comprimento do fio desenrolado, calcula-se a rotação.
Além disso, um sistema de roldanas será utilizado para otimização da transmissão de força pelo fio que suporta o eletroimã.
Eletroimã: Escolheu-se um eletroimã do tipo ferradura para este projeto, por esse apresentar uma boa força eletromagnética para sustentar a massa que se quer levantar. Para tanto, usaremos fio de cobre esmaltado (26 - 30) e daremos um número de voltas que consiga gerar um campo magnético satisfatório sem a necessidade de uma corrente alta.
Muito ainda deve ser feito e o tempo está cada vez mais escasso. mas acreditamos que será possível apresentar um bom projeto dentro do prazo.
próximo passo: Realizar todos os cálculos acima apresentados, mapear o campo magnético na extremidade do eletroimã e começar a implementação e os testes com os resultados obtidos.
Postado por Thiago às 18:11 0 comentários
Pré projeto...
Segue abaixo o pré-projeto, com os objetivos e diretrizes do trabalho:
Título do Projeto: “Mini-guindaste” eletromagnético
Componentes:
Gustavo Ferreira Viana - gerbil@hotmail.com
Thiago Messner Delfino -