Trabalho Ambiental 4
O QUE SÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E COMO SÃO CLASSIFICADAS NO BRASIL
São Bernardo do Campo/SP
8º Sem. / 2014
Com o objetivo de atribuir competência a União, aos Estados e ao Município foi criada a lei 9.985/2000, para que esses entes tenham a competência de instituir novas unidades de conservação. Na Republica Federativa do Brasil essas unidades são impetradas em áreas que possuam característica natural de cunho relevante e que o ecossistema precise de proteção bem como de conversação.
Essas unidades de conversação são compostas por áreas geralmente continuas, tendo por objetivo a preservação e a conservação da fauna, flora bem como dos recursos hídricos, as características geológicas, as belezas naturais. Buscando, também, recuperar o ecossistema degradado e promover o desenvolvimento sustentável, dentre outros métodos que contribuem para a preservação ambiental.
Para melhor compreensão cabe observar o artigo 2° da referida lei, a qual dispõe:
“Art. 2o Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
I - unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;”
As diversas pesquisas científicas reestruturam a educação ambiental advém da criação dessas unidades, pois, esses estudos tem por finalidade a busca pela conservação do meio ambiente.
O Brasil atualmente possui 728 unidades de conservação segundo o geográfico Wagner de Cerqueira e Francisco, dentre essas unidades existem diferentes tipos, sendo classificadas de acordo com suas características e objetivos a serem atingidos. Podendo elas, tratar de recursos naturais, preservação do ecossistema, pesquisas, exploração sustentável de recursos naturais. E possuem a seguinte