trabalho alagamento
RESUMO
Goiânia é uma cidade grande, capital do estado de Goiás, fica localizada no centro do Brasil e assim como outras capitais em períodos chuvosos sofre com alagamentos.
Nesse trabalho foram feitos estudos sobre as condições do escoamento das águas na capital goiana e os motivos que levam a problemas relacionados.
Questões a respeito de como bueiros respondem a demanda de água, a existência de áreas impermeáveis e impermeáveis e os rios e seus assoreamentos decorrentes da falta de matas ciliares, foram todas trabalhadas e contextualizadas.
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 BUEIROS
Entre os fatores que contribuem para intensificar os efeitos prejudiciais da chuva à cidade de Goiânia temos a questão dos bueiros inadequados ou que sofreram a ação danosa dos maus hábitos da população.
As chuvas fortes que caem na capital goiana que teriam de servir para amenizar o calor que predomina durante quase todo o ano, trazem também muitas preocupações.
Os alagamentos em inúmeros pontos da capital, como por exemplo o trecho entre a avenida T1 com a avenida T8, resultaram em fatos de tamanha gravidade que já fizera até mesmo vítimas fatais. Com forme mapeamento realizado pela Defesa Civil Municipal 39 pontos da cidade ficam alagados durante as chuvas.
Figura 1 -Bueiro totalmente entupido por entulhos e lixos na Avenida T-1, no Setor Bueno, na capital (foto: Wesley Costa)
Rápidas chuvas logo mostram seu poder de devastação sobre Goiânia e o quanto a cidade necessita de alterações com relação aos projetos de sistema de drenagem e a conscientização ambiental dos cidadãos.
Para que os bueiros cumpram adequadamente a sua função, que nada mais é do que a de auxiliar no rápido escoamento das águas das chuvas, eles devem ser cuidadosamente projetados e construídos de acordo com a quantidade de água que deverão drenar. Para isso é