farmacologia
1. Explique por que não é recomendada a administração de estreptomicina durante a gestação.
A administração de aminoglicosídeos por qualquer via não deve ser em simultâneo com outros fármacos, mas sim separadamente devido ao potencial toxicológico dos aminoglicosídeos. Durante a gravidez, os aminoglicosídeos atravessam a placenta e há relatos de surdez bilateral congênita irreversível em crianças quando as mães foram tratadas com estreptomicina, apesar de não haver indícios de suceder com outros aminoglicosídeos, o potencial de risco existe. Assim sendo, se o fármaco for usado durante a gravidez ou se a paciente engravidar durante um tratamento com aminoglicosídeos, deve ser comunicado o possível perigo para o feto.
02. Explique a interação medicamentosa, entre Gentamicina e Ampicilina. Efeito resultante: A perda da eficácia do aminoglicosídeo, ocorrendo uma inativação química dos aminoglicosideos.
03. No tocante a resistência bacteriana, responda:
a) Diferencie resistência adquirida, inata e cruzada.
Resistencia natural: Essa forma de resistência é intrínseca do micro-organismo, se expressando continuamente. É característico deste tipo de resistência a ausência da necessidade de estímulo prévio para expressar a resistência. Como por exemplo a resistência à polimixina apresentada pela Stenotrophomona maltophilia e a resistência aos beta-lactâmicos apresentada pelos Micoplasmas.
Resistencia Adquirida: Essa forma de resistência não é produzida pela célula bacteriana ao menos que esta seja exposta a um agente indutor ou na aquisição de genes de resistência. É a esta forma de resistência que devemos concentrar a maior parte de nossa atenção, já que é através do aumento da pressão seletiva ou até da disseminação de genes de resistência dentro de unidades hospitalares que o caos da saúde pública brasileira vem ocorrendo.
Resistencia cruzada:É Resistência de um germe a um