trabalho adm individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. A Matemática Financeira, pois, busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo (time Value Money). As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira De uma forma simplificada podem dizer que a Matemática Financeira, é o ramo, são: a taxa de juros, o capital e o tempo.
Devemos entender como juros, a remuneração de um capital aplicado a uma certa taxa, durante um determinado período, ou seja, é o dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado. Portanto, Juros (J) = preço do crédito.
A existência de Juros, decorre de vários fatores, entre os quais destacam-se:
1 - inflação: a diminuição do poder aquisitivo da moeda num determinado período de tempo.
2 - risco: os juros produzidos de uma certa forma, compensam os possíveis riscos do investimento.
3 – aspectos intrínsecos da natureza humana : os seres humanos adoram ganhar dinheiro!
2 DESENVOLVIMENTO
1. Matemática Financeira
A matemática financeira é essencial na vida do profissional da administração, o gestor através do conhecimento da matemática financeira consegue atingir o objetivo da empresa, o gestor que vai trabalhar com vendas, precisa ter conhecimento sobre cálculos, juros, saber quanto à empresa está obtendo de lucro ou se está tendo prejuízo, sobre preços dentre vários outros setores relacionado à compra. A matemática financeira pode ajudar na compra de um produto a prazo, no financiamento de um apartamento, na aquisição de uma moto, considerando a manutenção, gasto, depreciação, ao fazer um empréstimo, entre outros. A matemática financeira é de extrema importância nas tomadas de decisões nas organizações, quando ela é bem aplicada, traz uma lucratividade,