trabalho academico
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 12
1 INTRODUÇÃO
Uma das tarefas mais desafiadoras de uma organização é manter sua equipe de trabalho atualizada numa economia globalizada. A percepção de ineficácia dos programas de treinamento e a competitividade empresarial conduzem para a preocupação crescente em não desperdiçar recursos com programas de eficácia duvidosa.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo o consultor Marcelo Fernandes “a única vantagem competitiva é a habilidade de aprender e mudar rapidamente”.
A palavra treinamento tem muitos significados. YODER (1956) considera o treinamento como um meio para desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos ocupados. WAITE (1952) interpreta mais amplamente, considerando treinamento para um adequado desempenho no cargo e estendendo o conceito para uma nivelação intelectual através da educação geral.
O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. Qualquer tarefa seja complexa ou simples envolve necessariamente estes três aspectos.
O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento: transmissão de informação, desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento ou modificação de atitudes e desenvolvimento de conceito.
Os principais objetivos do treinamento são:
Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo;
Proporcionar oportunidades para o continuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada;
Mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas as técnicas de supervisão e