trabalho academico
CICLO CELULAR
Quando somos formados, nos constituímos apenas de uma única célula, chamada zigoto, que através de sucessivas divisões e diferenciações permite a formação do embrião e, depois, passa ao estágio de feto e assim até o nascimento. Nascemos pequenos e frágeis, mas, com o passar do tempo, crescemos, nos fortalecemos e submetemos o ambiente em que vivemos às nossas necessidades.
Grande ou pequeno, o organismo representa um conjunto de células especializadas em desempenhar diversas funções que correspondem ao que chamamos de vida. Para isso, as células apresentam mecanismos que permitem a produção de diversas substâncias e a transformação de inúmeros elementos químicos, constituindo o que chamados de metabolismo. Assim, a importância no conhecimento sobre a vida de uma célula é fundamental para se compreender um ser vivo, em todos os sentidos.
MEIOSE
A meiose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
Na primeira etapa, também denominada reducional, ocorre a diminuição no número de cromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.
A Meiose ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculinas e femininas e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II.
A Meiose I é subdividida em quatro fases, denominadas: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I e Telófase I.
A Meiose II tem início nas células resultantes da Telófase I, sem que ocorra a Intérfase. A Meiose II também é constituída por quatro fases: Prófase II, Metáfase II, Anáfase II e Telófase II.