trabalho academico 2015 lorraine
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Com os avanços tecnológicos e as rápidas mudanças do mercado as pessoas se tornaram o maior bem das organizações, principalmente pessoas que buscam o conhecimento, são capacitadas e visão o crescimento.
A Gestão por Competência consiste em analisar, desenvolver e fornecer pessoas capacitadas para a concretização de atividades. A gestão por competências é uma nova tendência da gestão de pessoas. A adoção da gestão de pessoas baseada em competências requer que a organização identifique com perceptibilidade as carências, deficiências ou lacunas existentes em seu quadro de profissionais, de forma que possam impedir ou bloquear o atingimento das metas e o alcance de resultados de acordo com o planejamento e as estratégias estabelecidas.
Segundo Brandão e Guimarães (2001, p.11)
“A gestão de competências deve ser vista como um processo circular, envolvendo os diversos níveis da organização, desde o coorporativo até o individual, passando pelo divisional e o grupal”.
Já para Prahalad e Hanel (1990 apud BRANDÃO e GUIMARÃES, 2001), tratam do conceito no nível organizacional, referindo-se à competência como:
“...um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas e gerências inerentes a uma organização.”
A Gestão do Conhecimento é um processo que cria, captura, armazena, dissemina e usa do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, mediante suas práticas, tem o objetivo de organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.
Segunda Terra (2000):
"... para que o conhecimento produza vantagem competitiva sustentável, as empresas precisam gerenciá-lo de forma pró-ativa, tornando-o independente de qualquer funcionário. Isso só acontece, de fato, no momento em que as