TRABALHO 2 GABRIELA BECKER
CURSO DE MESTRADO EM CONSTRUÇÃO CIVIL
TRABALHO 02:
“CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE QUALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NAS NOVAS FORMAS DE RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES DO BRASIL”.
ALBUQUERQUE NETO, Edson Toledo de; CARDOSO, Francisco Ferreira
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE
PROF.: PAULO ANDERY
ALUNA: GABRIELA BECKER ABRAS PINHEIRO
BELO HORIZONTE, 14 DE ABRIL DE 2015.
O texto “CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE QUALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NAS NOVAS FORMAS DE RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES DO BRASIL” parte de um princípio que as empresas veem cada vez mais a necessidade de absorver práticas de gestão e produção que as tornem/mantenham competitivas no mercado. Nesse contexto, a empresa pode ter dois grupos de estratégias para ser competitiva, são eles a competição por custos e a competição por diferenciação. Assim, o objetivo principal do texto é verificar a relação da certificação de uma empresa baseada nas normas ISSO 9000 com os sistemas de racionalização da produção.
Para seguir estratégia de competição por custos são usadas ferramentas como Engenharia Simultânea, Sócio-Técnica, Gestão pelos fluxos e parcerias e Técnico Comercial. No que diz respeito às ferramentas de competição por diferenciação são a Qualidade Total, Redução Global dos Prazos, Ofertas de serviços, Financeira-Comercial.
Analisando as normas ISO 9000, percebe-se que ela visa a elaboração de documentação de controle de projetos e da criação do sistema de qualidade na empresa. Isso significa que ela facilita o conhecimento dos custos relativos ao projeto, além de favorecer a diminuição de custos de retrabalho e não-conformidades. A norma abre o caminho para intervenções nos processos iniciais de criação de um “produto-edifício”, bem como a manutenção das novas formas de racionalização.
A ISO 9000 é, assim, um conjunto de normas que visam a qualidade, o desempenho e a satisfação em relação ao