TRABALHO 01
ENGENHARIA CIVIL – TURMA 03
AMANDA PRADO MARTINS
PROCESSOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS DA GLOBALIZAÇÃO
UBERABA-MG
2013
1. Quais as principais características da Globalização de quais tem sido os seus impactos na vida das pessoas.
"A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar a Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (outubro-novembro/97) levou 13 segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova York e Tel Aviv, Buenos Aires e Frankfurt. Eis ao vivo e em cores, a globalização”. (Clóvis Rossi – do Conselho Editorial – Folha de São Paulo)
Podemos dizer que globalização é um processo social e econômico que integra os países e as populações de todo o mundo. Através deste processo, o mundo todo troca ideias, realiza transações financeiras e comerciais e miscigenam suas culturas pelos quatro cantos do planeta. É o encurtamento de distancias através de uma rede de conexões, de forma rápida e eficiente.
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas nos séculos XV e XVI. Neste contexto, os europeus entraram em contato com diversos povos estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém a globalização obteve efetivação no final do século XX, impulsionada pelo neoliberalismo na década de 1970. Com a saturação dos mercados internos, as empresas buscavam novos mercados consumidores. A concorrência era crescente e demandou que as empresas utilizassem cada vez mais tecnologias para baratear os custos e estabelecer contatos comerciais de forma eficiente.
Uma característica importante da globalização é exatamente essa: a busca pelo barateamento do processo produtivo. Muitas delas buscam países onde encontram mão de obra, energia e matéria-prima baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com