Trabalho 01 Criacao e Viabilidade de Projetos
A gestão de projetos tem como um de seus maiores disseminadores o PMI, Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos), o qual produziu o PMBOK, Project Management Body of Knowledge (Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos).
Neste podemos encontrar a definição de vários conceitos em gerenciamento de projetos, bem como um conjunto de nove áreas de conhecimentos, reconhecido como de boa prática e aplicável à maioria dos projetos. Essas áreas do conhecimento agrupam o conteúdo dos processos de gerenciamento de projetos, as quais explanaremos a seguir.
1- INTEGRAÇÃO: A gerência da integração se apresenta como o epicentro de todo o projeto, de todo o sistema, pois através desta coordena-se todos os processos, integrando-os e garantindo o bom funcionamento, em conjunto, de todos estes, visando alcançar o objetivo proposto àquele projeto. Através deste que se faz o monitoramento e controle diário do trabalho do projeto, é a orquestração.
2- ESCOPO: Nessa área busca-se definir um conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças. A gerência do escopo deve definir as atividades que devem ser executadas, bem como os produtos que serão provenientes do projeto, o que é totalmente diferente de falarmos em escopo do produto, o qual define os recursos do produto em criação. Por fim, visa garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, tão-somente, completando-o com sucesso.
3- TEMPO: Gerir tempo trata-se de programar a execução, desenvolver um cronograma, seqüenciar as atividades, estabelecer prazos e custos, sempre visando reduzi-los, e por conseqüência, evitando desperdícios. Além de todo o exposto, também é neste onde é feito o controle desse cronograma.
4- CUSTOS: Essa área elabora, estima, projeta os custos do projeto, e através desse orçamento é que os custos reais incidentes