trabalhar para a vida ou para o trabalho
Pedagogia
laís silva souza
educar para a vida ou para o trabalho?
Sete Lagoas
2015
laís silva souza
educar para a vida ou para o trabalho?
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Cientifica .
Professores Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishiwaka, Taíse Nishiwaka.
Sete Lagoas
2015
INTRODUÇÃO
Antes de educarmos nossas crianças para o trabalho temos que pensar em educa-lás para a vida, para que a tradição seja mantida e passada de geração a geração, como acontecia a milhares de anos atrás objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado desempenhando um papel positivo na sociedade .
DESENVOLVIMENTO
1- Nos dias atuais, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão. Porém, acima do julgamento acerca do aspecto positivo ou negativo de tais mudanças, cabe o despertar da consciência acerca do modo como isto poderá nos auxiliar permitindo antever, tanto quanto possível, a educação do futuro.
Contudo, a educação fica impossibilitada de ocorrer quando a tradição é destruída, e é bom lembrar que a estabilidade também pode ser indício de momentos finais de uma cultura.
O que hoje denominamos cultura não passa de um produto deteriorado. A Paidéia não é para os gregos um “aspecto exterior da vida” e por isto convém nos assegurarmos do seu autêntico sentido. É preciso voltar os olhos para as fontes de onde brota o impulso criador do nosso povo. Colocar conhecimentos como força formativa a serviço da educação e formar verdadeiros homens é uma ideia que só podia amadurecer no