TRAB204
1322 palavras
6 páginas
VírusNo inicio da década de 80, começaram a surgir os primeiros casos de vírus eletrônicos para PC nos Estados Unidos. Desde então se espalharam por todos os cantos do mundo. É quase como se aonde existir um PC, sempre haverá um vírus para infectá-lo. No início, eram totalmente desconhecidos a até hoje as pessoas menos esclarecidas sobre o assunto fazem confusão e criam pânico quando se fala em vírus de computador.
O que é?
Um vírus é um código (programa) gerado através de linguagens de programação, em geral, C ou Assembly, que são utilizados por dar um controle total sobre a máquina. Teoricamente podem se criar vírus utilizando-se qualquer linguagem. Sua principal característica é agregação e proliferação em diversos arquivos do equipamento, sem que o usuário tenha conhecimento desta ação. Em sua maioria contaminam arquivos (.EXE e .COM).
A origem do nome
São chamados de vírus porque são comparados aos verdadeiros vírus biológicos que provocam nossas doenças. São muito parecidos em diversos aspectos:
Biológicos:
- Se agregam às células para poder se propagar, criando novo vírus.
- Possuem um código genético muito pequeno. São estruturas muito simples.
- São criaturas microscópicas, muito menores do que bactérias, por exemplo.
- Costumam se alojar e atacar pontos estratégicos. O vírus da AIDS, por exemplo, afeta apenas o sistema imunológico.
Eletrônicos
Se agregam a arquivos que neste caso fazem o papel da célula contaminada e a partir daí propagam para outros arquivos.
O seu código (programação) é muito pequeno, porém muito engenhoso.
Por possuir um código pequeno, conseqüentemente, ocupam pouco espaço em disco o que os faz passar despercebidos entre os milhões e milhões de bytes de um hard disk atual.
Alguns tipos costumam alojar-se em pontos estratégicos da máquina, como a memória e setores de boot do disco. Assim eles podem se alastrar mais rapidamente.
A evolução
Os vírus evoluíram e com eles novas técnicas de detecção e prevenção também surgiram.