TRAB097
4839 palavras
20 páginas
FILIPINASFernão de Magalhães descobriu as ilhas e chamou-as São Lázaro, mudado depois para Ilhas do Poente. Novamente mudada em homenagem à Filipe II da Espanha, o navegador Ruy López de Villalobos deu o nome de Filipina à ilha Leyte, onde chegou em 1542. Da ilha, o nome passou para todo o arquipélago.
GEOGRAFIA
A Filipinas é um arquipélago, ou cadeia de ilhas. Consiste em mais de 7,000 ilhas e ilhotas. As 11 ilhas maiores respondem por mais que 90% da área de terra nacional total. As duas ilhas maiores, Luzon e Mindanao, incluem mais que 70% da área de terra e contêm mais que 70% da população. Luzon é a ilha maior na parte do norte do arquipélago, enquanto Mindanao é a ilha principal da parte meridional.
A área total da Filipinas é 299.900 Km2. A distância de Luzon do norte para Mindanao meridional é aproximadamente 1.855Km; a largura de leste a oeste estende-se em 480 km. As ilhas são localizadas na margem ocidental do Anel " de Fogo " do Pacífico e estão sofrendo modificações devido a atividade vulcânica. As ilhas têm um terreno muito áspero, então, há uma quantia muito limitada de terra boa para a agricultura. Na região também nota-se muito a atividade de terremotos.
O arquipélago inclui várias ilhas predominantemente montanhosas e grandes como também muitos atóis de corais minúsculos. A nação tem um litoral extenso com bons portos, com mais de 60 naturais, e a metade deles é desenvolvido e muito usado. A baía de Manila tem uma área de mais de 1.940 km e está entre os melhores portos do Leste. Tem o litoral descontínuo mas o mais longo de qualquer outra nação no mundo, com 34.600km.
As ilhas grandes começaram a se formar a 100 milhões de anos atrás, através dos vulcões marítimos que entraram em atividade, mas muitas das ilhotas minúsculas, são atóis construídos por formação de corais. As ilhas filipinas ainda sofrem com terremotos e atividades vulcânicas. Em média, há registros de algum terremoto nas Filipinas em cerca de cada dois dias. Muitos outros